24 janeiro 2011

As principais tendências para os materiais da estação quente de 2011
Tudo sobre: TENDÊNCIAS 2009
Jacquards. Foto:Reprodução
As tendências para os tecidos planos da primavera verão 2010 2011 refletem o humor vigente, enquanto projetam otimismo por meio de inovações têxteis, estampas e cores.

O sentimento global é de que estamos cientes sobre as incertezas que estamos enfrentando neste momento. É importante manter um aspecto otimista nos tecidos e no estilo, e não refletir a economia pelo vestuário em uma moda completamente rabugenta. Os tecidos do verão 2011 traduzem isso perfeitamente, oferecendo seriedade e leveza ao mesmo tempo.

Tecidos leves. Foto:Reprodução
A seriedade vem por meio de tecidos de alfaiataria. Há um retorno aos materiais mais estruturados. Muitos deles aparecem com sutis riscas-de-giz masculinas. Os fios de crepesurgem em diversas formas e tecidos, dando um aspecto tridimensional. Em contraste com esse ar mais sério e masculino, estão os materiais mais femininos, como os chiffons fluidos erendas em cores suaves.

Os tecidos naturais, como o algodão, o linho e a seda ocupam um lugar de vanguarda. Os visuais artesanais são um importante reflexo dessa nova tendência que começa a aparecer: estilos mais casuais e lifestyles menos glamourosos – um verdadeiro retorno à simplicidade.

Rendas. Foto:Reprodução
Na vertente casual, os tecidos de algodão fino e listras divertidas em cores alegres e adocicadas vêm para reduzir a sobriedade dos trajes escuros e sombrios, fazendo uma forte confirmação dos elementos de diversão do verão 2011.

Os visuais lavados continuam. Os tecidos parecem ter sido bem desgastados para adquirirem um look vintage. Os jacquards perdem suas grandes tramas para aderirem a um estilo mais fino com formas geométricas sutis. Os têxteis, em geral, parecem ter perdido o aspecto metalizado das outras estações, aparecendo mais discretamente, como pontos de luz.


Tecidos de alfaiataria. Foto:Reprodução
Assim como para as cores, há uma abundância de neutros, que trabalham muito bem como básicos. Aparecem também os delicados tons pastéis, Omo verdes suaves, lavandas, lilases e diferentes nuances de rosa. O branco será predominante, especialmente com o significado de esperança. O preto é misturado com o branco para dar uma aparência mais limpa às estampas e tecidos. Tons mais fortes também têm vez, incluindo os cítricos, já presentes no verão 2010.

Os tecidos da primavera verão 2010 fazem um balanço entre o peso e a seriedade com a leveza, tentando, aos poucos, retornar a uma moda mais simples, como um reflexo dos tempos difíceis e do otimismo e esperança para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário